Corridas de trail que atravessam a noite

De há uma década para cá assistimos a um crescimento exponencial no número de praticantes de corrida, de forma lúdica e/ou competitiva. A vertente da corrida que tem tido uma maior expansão nos últimos anos é a corrida de trail, ou seja, corrida que evita ao máximo a passagem por estradas de alcatrão, tendo lugar, preferencialmente, em locais de grande beleza natural.

Existe uma mão-cheia de trails diurnos mas existem muitos mais que, pela sua extensão, têm uma boa parte do seu percurso a ser efetuada de noite. Estes trails têm características muito especiais e são extremamente populares, com atletas amadores que pretendem desta forma superar-se, ultrapassar limites e acima de tudo divertir-se num contexto de desporto, aventura e camaradagem.

Trail de Conímbriga Terras de Sicó

Uma corrida para testar limites de endurance. A prova mais longa do Trail de Conímbriga Terras de Sicó tem 111 km de extensão e atravessa a noite. As condições atmosféricas podem ser bastante adversas tendo-se já verificado forte queda de neve numa das edições.

O ambiente à partida e chegada em Condeixa e o apoio nas aldeias por onde o percurso passa, são dois dos grandes atrativos deste trail.

Trail Abrantes 100

Uma das provas de ultra trail mais interessantes de Portugal, o Trail Abrantes 100 não deixa de ser uma prova de extraordinária beleza. A partida da prova mais longa, de 100 km, é dada nas primeiras horas da madrugada, pelo que os atletas percorrem uma boa parte do percurso de noite.

Sendo uma prova com relativamente pouca altimetria, é recomendável para quem se queira estrear na distância.

Oh Meu Deus

Só o nome já assusta, mas esta é uma das provas de trail mais bonitas de Portugal, ou não se realizasse ela no Parque Natural da Serra da Estrela. Os trilhos não são demasiado técnicos, sendo a maior exigência a correta gestão da distância relativamente à altimetria pronunciada.