As vantagens de correr em grupo

Correr em grupo tem várias vantagens, tanto para o corredor recreativo como para o atleta de competição. Qualquer que seja o seu nível, correr em grupo, pelo menos de vez em quando, poderá melhorar a sua performance e tornar uma atividade solitária numa rica experiência de interação social.

Grupos como o Correr Lisboa surgiram um pouco por todo o país aquando do recente ressurgimento da corrida popular. O seu sucesso foi imediato pois permitiu que corredores de todos os tipos de habilidade se juntassem uma ou mais vezes por semana para treinar.

A divisão dos corredores em grupos, em função do ritmo de corrida a impor no treino, permite que ninguém fique para trás, pois existem ritmos para todos os níveis.

O lado social

Com exceção dos treinos longos que ocorrem ao sábado de manhã nos meses que antecedem as mais populares maratonas, os treinos do Correr Lisboa têm a duração de 40 minutos a 1 hora. No entanto, a verdade é que muitos dos seus membros acabam por fazer amizades e há quem se junte para almoços e jantares de convívio após os treinos.

Mesmo para quem está mais limitado de tempo, aqueles 40 minutos ou 1 hora a correr e a conviver podem ser momentos importantes para descontrair um pouco depois de um dia de trabalho.

Treinos em grupo e rendimento desportivo

Atletas mais competitivos também beneficiam dos treinos em grupo. Embora o aspeto social também esteja presente, estes atletas beneficiam fortemente do espírito de equipa e de entreajuda que se estabalece nestes treinos.

Estes atletas estão sujeitos a treinos de elevada intensidade e por vezes de longa duração. A partilha do esforço e a presença dos companheiros fazem com que se tolere melhor a fadiga e se consiga manter os ritmos fortes essenciais à melhoria da sua performance desportiva.