Grupos de treino

Num outro artigo analisamos as vantagens de se correr em grupo. Pois aqui apresentamos alguns dos grupos de corrida a que se pode juntar. A participação é gratuita e aberta a todos, sendo que alguns deles até têm pessoas que pretendem apenas caminhar e que se juntam ao grupo de corrida formando os seus próprios subgrupos de caminheiros. Estas são excelentes oportunidades para socializar e para melhorar o seu rendimento na corrida.

Invicta Runners Team

Com base na Marina do Freixo, o Invicta Runners Team é um dos mais conhecidos grupos de corrida na cidade do Porto. Umas vezes correndo no Porto, outras em Vila Nova de Gaia, o Douro é presença obrigatória nestes treinos.

Um interessante conceito introduzido pelo Invicta Runners Team é fazerem os treinos em formato de ida e volta, com tempo definido e retorno ao chegar a meio. Por exemplo, num treino de 1 hora todos os corredores fazem o retorno aos 30 minutos. Desta forma, todos chegam ao fim ao mesmo tempo, o que é melhor para o convívio final.

Correr Lisboa

O grupo que veio revolucionar o fenómeno dos grupos de treino de corrida é o Correr Lisboa. Com vários treinos agendados durante a semana em Lisboa e Odivelas, o Correr Lisboa separa os corredores em grupos consoante o ritmo de corrida que estes aguentarem ou escolherem para aquele determinado treino.

Cada grupo é conduzido por um guia que escolhe o percurso a fazer de acordo com as condições existentes. No final há sempre tempo para animado convívio.

Coimbra Night Runners

Este grupo foi fundado e é coordenado por estudantes do 3.º ano do curso de Desporto e Lazer lecionado na Escola Superior de Educação de Coimbra. O seu grande objetivo é o incentivo à prática desportiva e ao convívio saudável, ao mesmo tempo que se explora a cidade.